SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número52CRITÉRIOS DE IDONEIDADE DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE MEDICINA“QUANDO A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS É UMA MIRAGEM”: OBSTÁCULOS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

BARBOSA, Manoel Augusto Polastreli; GARCIA JUNIOR, Pedro José  e  SGARBI, Antonio Donizetti. EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA. Práx. Educ. [online]. 2025, vol.21, n.52, e14483.  Epub 15-Jun-2025. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.14483.

Este artigo teve como objetivo analisar as temáticas “Educação Não-Formal” (ENF) e “Espaços Não-Formais de Educação” (ENFE) nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de cursos de Licenciatura na área de Ciências da Natureza. A fundamentação teórica tem como base Bernadete Gatti e Maria Amélia Santoro Franco para a formação de professores e Maria da Glória Gohn e Daniela Franco Carvalho Jacobucci para as discussões sobre ENF e ENFE. O estudo é de natureza qualitativa, exploratória e documental, realizado a partir análise dos PPC’s. Para a delimitação do lócus da pesquisa, estabeleceu-se recorte espacial: Instituições de Ensino Superior (IES) presentes do Estado do Espírito Santo, recorte sistêmico: IES mantidas pelo Governo Federal, e recorte de modalidade: IES com cursos de Licenciatura ofertados na modalidade presencial. A partir das análises realizadas, verificou-se que, com a reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo - Campus Alegre, ocorreu a criação da disciplina “Ensino de Ciências Naturais em Espaços Não Formais”. Todavia, em nenhum dos outros onze cursos, foi identificada disciplina com nomenclatura que aborde as temáticas pesquisadas. Identificou-se ainda, maior presença dos ENFE nos conteúdos e em demais tópicos dos PPC’s após suas atualizações. Entretanto, reforça-se a contínua ausência da ENF nos processos formativos dos cursos de Licenciatura participantes da pesquisa. Considera-se necessária a reestruturação curricular dos PPC’s, levando em conta a baixa frequência da inserção de temáticas de relevância para a formação de professores.

Palavras-chave : currículo; formação inicial; graduação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )