SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Significatividade e mundo nos escritos do joven Heidegger índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

CAVALIERI, Rosalia. A arte do paladar e a desnaturalização dos alimentos: momentos de uma história evolutiva. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.2-14. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n1.02.

O objetivo deste ensaio é refletir sobre o significado da expressão “arte do paladar”, enfocando os aspectos da nossa história evolutiva - uma história contemporaneamente biológica e cultural - os quais fizeram de nós os únicos “macacos” capazes de cozinhar o alimento, de produzi-lo de modo sistemático, de escolhê-lo em meio a uma vasta gama de alimentos, com base em diferentes critérios, de atribuir-lhe um valor simbólico e de celebrálo através da linguagem; razões pelas quais o homem pode reivindicar plenamente a invenção dos sabores. Resultado de um longo processo de elaboração da natureza, a arte do paladar é, portanto, o resultado de todos os processos pelos quais transformamos um dos atos mais naturais, isto é, o ato de comer, em um artificial, cultural e intelectual, aplicando um conhecimento, um saber prático, para conceber, imaginar e elaborar novos objetos alimentares, novas sensações para o paladar (os sabores), novas possibilidades de interação social (convivialidade).

Palavras-chave : Arte de Alimentos; Sabor; Cozinhar; Culinária; Linguagem.

        · resumo em Italiano | Inglês     · texto em Italiano     · Italiano ( pdf )