SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Significatividade e mundo nos escritos do joven HeideggerFilosofia, ensino e emancipação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

CARDONA, Teresa Arbeláez. O diálogo: fusão de horizontes: para uma fundamentação gadameriana da antropologia pedagógica. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.46-62. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n1.46.

A pergunta pelo ser do homem é a origem da antropologia tanto filosófica quanto pedagógica. Neste horizonte, pode-se resumir a resposta à pergunta dizendo: o ser humano não só é efeito do diálogo, mas humaniza e se humaniza por meio do diálogo. Quando se planeja ambientes orientados a desenvolver as potências anímicas do diálogo em todos, e em cada um dos participantes da cena pedagógica, igualmente se está tanto em meio a uma antropologia pedagógica quanto a uma didática antropológica. Esta foi a tradição que Christoph Wulf (2008), na segunda metade do século XX e no começo do século XXI, sistematizou. Dentro desta corrente de pensamento se enquadra a investigação intitulada Diálogo: condição de formação. Assim, pode-se afirmar que este projeto se baseia na tradição alemã que põe a Bildung no centro, como uma categoria que, ao mesmo tempo, tem uma fundamentação filosófica e alguns efeitos tanto na concepção quanto na ação pedagógica.

Palavras-chave : Diálogo; Antropologia Pedagógica; Christoph Wulf; Gadamer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )