SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1A substancialidade ética da Constituição-Estado hegelianaPolíticas Educacionais Integradoras: propostas curriculares do Brasil e da Argentina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

PAGLIA, Rerlen Ricardo Silva  e  PILLOTTO, Silvia Sell Duarte. Projeto Político-Pedagógico: possíveis articulações com aspectos culturais locais e educação do campo. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.114-131. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n1.114.

O presente artigo é fruto de pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação e de uma demanda da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, em que temos atuado em projetos de extensão desde 2014. A referida escola tem se preocupado em ressignificar seu Projeto Político-Pedagógico (PPP), tentando articular aspectos culturais locais ao currículo, sobretudo, em suas práticas. Dessa forma, a pesquisa centrou seus estudos e ações educativas/investigativas nas seguintes indagações: Como realizar ações a partir das questões culturais locais? Em que sentido essas questões contribuem para um ensino e aprendizado significativos? Como construir um PPP, que articule essas questões e que tenha realmente a participação de todos os segmentos - gestão, professores, alunos, comunidade e pesquisador? Portanto, o objetivo da pesquisa é ressignificar e implementar o PPP na Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, em Joinville - SC, juntamente com seus protagonistas (gestores, professores, funcionários, estudantes e representantes da comunidade), a fim de analisar as contribuições de um projeto que articula experiências culturais e questões técnicas e conceituais. Para ajudar no desenvolvimento da pesquisa, alguns autores foram fundamentais, a exemplo de: Saviani (1983); Veiga (2013); Gadotti (2000); Freire (2002); Arroyo (2008); Caldart (2004). Ferreira (1995), entre outros. Pensando em uma pesquisa com abordagem qualitativa, que levasse em conta a participação de todos e que fosse interativa, a metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação fundamentada em Thiollent (2011) e o instrumento Grupo Focal baseado nos preceitos de Dias (2015) e Gatti (2005). Foram desenvolvidos dois grupos focais para preservar as características e similaridades dos participantes: o primeiro grupo com professores e gestores, e o segundo com pais, Associação de Pais e Professores (APP) e estudantes. Os dados coletados foram transcritos, organizados e analisados utilizando a Análise de Conteúdo, à luz de Bardin (2011). Os resultados demonstram que as demandas da comunidade acadêmica, tais como: interdisciplinaridade, eventos culturais locais, uniforme dos estudantes, transporte dos alunos e características diferenciadas da escola devem estar presentes no PPP, pois, assim, tais peculiaridades serão oficializadas e valorizadas no documento e perpetuadas na memória e na identidade de toda a região.

Palavras-chave : Práticas Educativas; Educação do Campo; Projeto Político-Pedagógico; Cultura; Grupo Focal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )