SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Projeto Político-Pedagógico: possíveis articulações com aspectos culturais locais e educação do campoMediação educativa e alteridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

SANTIAGO, Léia Adriana da Silva; RANZI, Serlei Maria Fischer; CARVALHO, Marco Antônio de  e  CARNEIRO, Maria Esperança Fernandes. Políticas Educacionais Integradoras: propostas curriculares do Brasil e da Argentina. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.132-169. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n1.132.

O objeto desta reflexão, neste artigo, são as propostas curriculares veiculadas a partir da segunda metade do século XIX, no Brasil e na Argentina, no período de construção de sua nacionalidade e, posteriormente, a partir de 1995, com a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no Brasil, e dos Contenidos Básicos Comunes, na Argentina. A intenção é perceber quais são os conteúdos que estão incluídos e os que têm permanecido sobre a América Latina, nessas propostas curriculares; se há semelhanças e diferenças entre esses documentos; e se os conteúdos refletem mudanças que estão sendo propostas pelo Mercosul - Setor Educacional - para o ensino de História. O texto foi dividido em dois subtemas, tendo, no primeiro, os dados referentes à América Latina quanto ao Ensino Médio, as propostas curriculares veiculadas desde o século XIX até a década de 1980 do século XX. No segundo subtema, são trazidos os conteúdos da América Latina que estão propostos para o 7º e o 8º anos, nos PCNs, do Brasil e para o 8º e 9º anos, nos CBCs, da Argentina. É possível concluir que o lugar da América Latina ficou bastante restrito no contexto em que ascenderam suas preocupações com o nacionalismo. No Brasil, os conteúdos da América Latina permaneceram, em boa parte dos currículos, diluídos em temas que a colocavam como aporte de uma história maior, ou seja, retratando a história universal. Essa lógica foi igualmente percebida na Argentina, que tinha a sua história como apêndice de uma história universal, privilegiando o olhar sobre o Estado, excluindo os conteúdos sobre a América Latina. Já as propostas curriculares veiculadas a partir de 1995, no Brasil e na Argentina, além da permanência de conteúdos expostos em propostas anteriores, foi possível perceber que houve essa escassa inclusão de conteúdos sobre a América Latina e sinais do predomínio de uma história latinoamericana que inicia com a intervenção dos europeus sobre ela.

Palavras-chave : Ensino de História da América; Mercosul Educacional; Propostas Curriculares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )