SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Políticas Educacionais Integradoras: propostas curriculares do Brasil e da ArgentinaA hermenêutica heideggeriana e a questão do conhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

DIEZ, Carmen Lucia Fornari  e  COSTA, Wanderleia Dalla. Mediação educativa e alteridade. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.170-187. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n1.170.

Este ensaio é constituído por reflexões a respeito de alteridade na educação, defendendo a necessidade de olhar o outro como fonte de aprendizagem, visando so desenvolvimento de relações dialógicas e alteritárias. De início, analisa-se a construção da subjetividade moderna cuja centralidade é o sujeito autônomo e racional que pensa e define as relações a partir de princípios pretensamente universais, os quais, muitas vezes, procuram assimilar o outro em si mesmo. A sustentação teórica do texto é o pensamento de Emmanuel Levinas, e daí emerge a proposta de pensar o outro em sua diferença não para objetivá-lo, mas acolhendo-o em sua realidade concreta. Assim, a presente proposição defende processos de mediação educativa, nos quais os sujeitos, pela presença do rosto do outro, deixam-se despertar à responsabilidade e abertura à exterioridade.

Palavras-chave : Alteridade; Face a Face; Mediação Educativa; Abertura à Exterioridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )