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Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

SEIBT, Cezar Luis. A hermenêutica heideggeriana e a questão do conhecimento. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.188-214. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n1.188.

O pensamento de Heidegger, através da analítica existencial e da proposta de destruição da metafísica, elabora um novo horizonte a partir do qual o conhecimento pode ser compreendido, não mais da objetificação, dos dualismos sujeito e objeto, mente e mundo, mas a partir do lugar originário, do ser-aí [Dasein] em sua facticidade, do seu ser-no-mundo. O texto pretende mostrar e caracterizar, com a ajuda das análises de Ernildo Stein em relação à obra de Heidegger, esse horizonte originário e prévio. Daremos ênfase à questão do horizonte compreensivo prévio, que acompanha cada conhecimento e cada conhecer, mas que tende a se manter oculto e esquecido em função da primazia do ente na metafísica tradicional. Inicial e normalmente vivemos e pensamos a partir da disponibilidade e da presença dos entes, do que se chama de realidade. Há que retomar a historicidade e a temporalidade do ser humano como condições básicas que acompanham o fenômeno do conhecimento e, por isso, da noção de possibilidade e de abertura. Uma volta às condições pré-teóricas e prélógicas do conhecimento, cujo fundamento se apresenta segundo o modo de ser do ser-aí, como facticidade, abismo, ser-no-mundo, a partir donde se constituem as relações cognoscitivas e práticas. O conhecimento humano é finito, assim como o é o próprio ser humano e, por isso, não possui lugar fora do tempo onde possa ser ancorado e fixado. Há uma circularidade interpretativa e uma diferença ontológica já sempre em operação e que não podem ser superadas por teorias do conhecimento, mas devem ser autenticamente assumidas para que o conhecimento seja compreendido no seu ser.

Palavras-chave : Conhecimento; Hermenêutica; Metafísica; Heidegger; Diferença Ontológica.

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