SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Modernidade, infância e linguagem em Walter BenjaminA (in)determinância do capital cultural e do background no desempenho dos bolsistas Prouni: das notas além do esperado às hipóteses de resultados improváveis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

SILVA, Alex Sander da; AZEREDO, Jéferson Luís de  y  BITTENCOURT, Ricardo Luiz de. O pensamento em constelação adorniano como possibilidade de reflexão crítica sobre as práticas formativas em contextos educativos. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.275-287. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n2.275.

Este texto pretende apresentar reflexões acerca do pensamento em constelação proposto por Adorno para problematizar as práticas formativas colocadas em movimento nos contextos educativos. Para tanto, nos utilizamos da pesquisa bibliográfica para pensar criticamente sobre a formação dos sujeitos nos contextos educativos. Inspirados no pensamento adorniano, nos reportamos ao conceito de constelação e, posteriormente, às categorias de emancipação e autorreflexão. Há, ainda, neste trabalho, a reflexão sobre o domínio da natureza, que se desenvolveu no domínio também do ser humano sobre si mesmo, de forma que o triunfo que seria a superação do mito, do mundo encantado, tornou-se tragédia. Essta é a “rememorização” da própria dominação. Essa dominação alcança os recônditos espaços da subjetividade, escravizando o sujeito, submetendoo aos caprichos da razão formalizada, calculista, ratificando a lógica do aparelhamento econômico-capitalista. A constelação alinha-se intensamente com essas questões, sobretudo, na caracterização crítica da sociedade capitalista e na própria dificuldade de transformação dessa sociedade. Assim, sobre esses elementos, busca anotar um diagnóstico da progressiva totalização capitalista e da apreensão da sociedade como socialização produzida em determinadas condições. Num único amálgama, as problematizações construídas neste trabalho podem contribuir para o desvelamento da multiplicidade de questões que envolvem a complexidade do campo educativo e dos sujeitos que ali se constituem. Indicam a necessidade de compreender que um conceito se entrelaça com outros conceitos, que ultrapassa a linearidade e a busca de um ponto de chegada. Nessa direção, é imprescindível redimensionar os processos de formação docente, ampliando as perspectivas de formação e promovendo experiências de autorreflexão da própria razão.

Palabras clave : Constelação; Emancipação; Autorreflexão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )