SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2O pensamento em constelação adorniano como possibilidade de reflexão crítica sobre as práticas formativas em contextos educativosO discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada segundo Habermas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

BERTOLIN, Julio C. G.  y  FIOREZE, Cristina. A (in)determinância do capital cultural e do background no desempenho dos bolsistas Prouni: das notas além do esperado às hipóteses de resultados improváveis. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.288-308. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n2.288.

Estudos sobre eficácia escolar, bem como o conceito de capital cultural, de Bourdieu (1979), evidenciam que o contexto socioeconômico e cultural - ou o background - exerce papel fundamental nas notas e nos resultados obtidos pelos estudantes em exames. Ou seja, segundo essa teoria, alunos com menor background tenderiam a apresentar desempenho inferior em comparação com alunos oriundos de um contexto socioeconômico e cultural mais privilegiado. Nesse sentido, considerando que os bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) devem ter desvantagem de background em relação aos seus colegas pagantes, tendencialmente, o seu desempenho deveria ser inferior, afinal o programa, criado em 2004, busca viabilizar o acesso à Educação Superior por meio da concessão de bolsas de estudos integrais ou parciais de 50%, a estudantes com renda familiar per capita de zero a três salários-mínimos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas ou em escolas privadas na condição de bolsistas. Entretanto, percepções subjetivas de docentes indicam que nem sempre é isso que ocorre, ou seja, bolsistas estariam obtendo, em diversas situações, melhores resultados que os colegas pagantes nas disciplinas que cursam em instituições privadas. Nesse contexto, com o objetivo de refletir sobre aspectos fundamentais da qualidade e da equidade do Prouni, o presente artigo problematiza a suposta superioridade de notas dos bolsistas em disciplinas e no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e, ao mesmo tempo, analisa hipóteses que explicariam o desempenho além do esperado desses estudantes provenientes de meios populares. Quanto ao desenvolvimento metodológico da pesquisa, são utilizadas duas fontes de dados: a primeira delas é composta por microdados das avaliações de disciplinas (por curso) de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul entre 2009 e 2012; a segunda consiste nos dados do Enade referentes ao ano de 2006.

Palabras clave : Capital Cultural; Background; Educação Superior; Prouni.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )