SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2A (in)determinância do capital cultural e do background no desempenho dos bolsistas Prouni: das notas além do esperado às hipóteses de resultados improváveisKlaus Günther e a nova perspectiva sobre a teoria da argumentação: justificação e aplicação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

BRESSIANI, Alexandre Paludo  e  NODARI, Paulo César. O discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada segundo Habermas. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.309-337. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n2.309.

Este trabalho apresenta e situa o pensamento do filósofo alemão Habermas no discurso pós-metafísico, em uma sociedade secularizada. Esta reflexão articula-se em dois momentos: em um primeiro momento, trata-se de apresentar o discurso da Modernidade (1), evidenciando os principais aspectos da crítica à razão instrumental de Horkheimer e Adorno (1.1), a importância do conceito hegeliano de Modernidade (1.2), e Nietzsche como ponto de inflexão para o discurso pós-metafísico (1.3). Em um segundo momento, apresenta-se, mais exatamente, o discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada (2). À luz desse esboço, seguindo o procedimento metodológico de investigação baseado no método de abordagem analítico, pretende-se, a partir do pensamento de Habermas, apresentar, por um lado, um discurso filosófico ciente das dificuldades, e, também, de sua falibilidade, mas, por outro, da sua relevância na busca da construção do discurso filosófico com sentido a partir do consenso válido intersubjetivamente.

Palavras-chave : Habermas; Modernidade; Sociedade; Pós-Metafísico; Secularização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )