SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Klaus Günther e a nova perspectiva sobre a teoria da argumentação: justificação e aplicaçãoFormação, educação e cultura: reflexões sobre o ideal de formação cultural [Bildung] na elaboração do sistema educacional alemão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

RODRIGUES, Carla Gonçalves  y  SCHWANTZ, Josimara Wikboldt. Por um aprender da invenção: modos de ler-escrever em oficinas de escrileituras. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.362-384. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n2.362.

Levando em consideração a ideia de aprender para Deleuze (1988), este artigo tem por objetivo investigar os modos como vêm sendo realizadas intervenções nas práticas de leitura e de escritura em escolas brasileiras da rede pública que aderiram ao projeto denominado Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida (Obeduc, 2010 - Capes/Inep), durante seus quatro anos de desenvolvimento, de 2010 a 2014. Este trabalho prioriza a análise de oficinas planejadas e desenvolvidas por diferentes universidades do País na composição de quatro núcleos de pesquisa. Filoescritura com Kafka (UFRGS); Cores, sabores e texturas (UFMT); e Vida! (Unioeste) foram as atividades escolhidas para o exercício de análise, sendo aquelas direcionadas aos estudantes do Ensino Fundamental e disponibilizadas na coleção intitulada Caderno de notas 5. (RODRIGUES, 2013). De maneira a contemplar todos os núcleos do projeto, analisa-se, também, a oficina denominada Filodança (UFPel). Como resultado, compreende-se que um aprender, observado pela perspectiva filosófica deleuziana e experimentado em oficinas de Escrileituras, constitui-se pela invenção, ao vivenciar outras formas de se relacionar com o pensamento, seja lendo, seja escrevendo, seja criando. Torna-se, dessa forma, um processo não somente de solução, mas de invenção de outros problemas ainda não existentes. A aprendizagem acontece pelo meio, entre o não saber e o saber. (DELEUZE, 1988). Dos possíveis agenciamentos realizados e dos efeitos produzidos durante as atividades, percebe-se um modo artistador de operar com o ler-escrever, levado pelas circunstâncias que provocam tal ação a partir dos signos emitidos daquilo que se reúne da arte, da filosofia e da ciência.

Palabras clave : Aprender; Projeto Escrileituras; Oficinas de Escrileituras; Filosofias da Diferença.

        · resumen en Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )