SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Por um aprender da invenção: modos de ler-escrever em oficinas de escrileiturasÉtica da alteridade e o paradoxo da hospitalidade ao outro na educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

NICOLAU, Marcos Fábio Alexandre. Formação, educação e cultura: reflexões sobre o ideal de formação cultural [Bildung] na elaboração do sistema educacional alemão. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.385-405. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n2.385.

O texto empreende uma reflexão sobre o conceito de formação cultural [Bildung], que perpassa e está perpassado pela própria criação do sistema educacional alemão. Para isso divide-se em três momentos: 1) verificação das possíveis traduções ao termo na Língua Portuguesa; 2) apresentação da formulação do conceito no cenário intelectual alemão; e 3) descrição das condições históricas que tornaram esse um conceito-chave para o processo de reforma educacional alemão e para o pensamento pedagógico como tal.

Palabras clave : Formação; Reforma Política; Sistema Educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )