Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Conjectura: Filosofia e Educação
versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612
Resumen
NICOLAU, Marcos Fábio Alexandre. Formação, educação e cultura: reflexões sobre o ideal de formação cultural [Bildung] na elaboração do sistema educacional alemão. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.385-405. ISSN 2178-4612. https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n2.385.
O texto empreende uma reflexão sobre o conceito de formação cultural [Bildung], que perpassa e está perpassado pela própria criação do sistema educacional alemão. Para isso divide-se em três momentos: 1) verificação das possíveis traduções ao termo na Língua Portuguesa; 2) apresentação da formulação do conceito no cenário intelectual alemão; e 3) descrição das condições históricas que tornaram esse um conceito-chave para o processo de reforma educacional alemão e para o pensamento pedagógico como tal.
Palabras clave : Formação; Reforma Política; Sistema Educacional.