SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Formação, educação e cultura: reflexões sobre o ideal de formação cultural [Bildung] na elaboração do sistema educacional alemãoVirtualização e sociedade digital: reflexões acerca das modificações cognitivas e identitárias nos sujeitos imersivos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

MIRANDA, José Valdinei Albuquerque. Ética da alteridade e o paradoxo da hospitalidade ao outro na educação. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.406-419. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n2.406.

No cenário contemporâneo, a discussão sobre diferença e alteridade revela-se um problema central no pensamento filosófico, bem como no campo das políticas e práticas educacionais. Com base no pensamento filosófico de Levinas e Derrida, o presente texto tem por objetivo discutir a questão da alteridade e o paradoxo da hospitalidade problematizando os modos de integração, a postura de tolerância e as regras de aceitação do outro na educação. Destaca a permanente tensão existente entre a Lei da Hospitalidade Incondicional e as leis que condicionam o acolhimento ao outro. Traduzido para o contexto educacional, a escola abre suas portas à inclusão do outro, mas também determina sob que condições essa inclusão deve acontecer. Ante a essa tensão, busca-se questionar: O que significa pensar a educação como hospitalidade? Que pedagogia seria capaz de fazer da experiência educativa um gesto de hospitalidade não hostil ao outro? Em que consiste o paradoxo da hospitalidade ao outro no contexto da educação? Como educar para a construção de uma relação ética entre alteridades? Esses questionamentos lançam desafios às políticas e práticas educativas, pois problematizam os diferentes modos de pensar a questão do outro na educação. Por fim, ressalta-se que pensar a educação na perspectiva da ética da hospitalidade exige construir novas formas de relação entre saber e poder, como também a invenção de novos modos de ensinar e aprender, além de uma sensível atenção à palavra do outro e aos diferentes modos de narrar sua história.

Palabras clave : Educação; Alteridade; Paradoxo; Hospitalidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )