SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Ética da alteridade e o paradoxo da hospitalidade ao outro na educaçãoO uso de fontes orais em pesquisa em Lomba Grande - RS: aspectos das Escolas Isoladas (1940-1950) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

BORGES, Martha Kaschny  y  OLIVEIRA, Sandro de. Virtualização e sociedade digital: reflexões acerca das modificações cognitivas e identitárias nos sujeitos imersivos. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.420-440. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n2.420.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as modificações cognitivas e identitárias nos/dos sujeitos da sociedade digital - denominados aqui de sujeitos imersivos, no sentido proposto por Santaella. Para tanto, considera-se a hipótese de que a compreensão de conceitos como ciberespaço, cibercultura e virtualização exige, antecipadamente, o resgate do sentido de termos, como: virtual, real, realidade e atualidade. O marco teórico destaca, principalmente, os argumentos apresentados por Lévy e Deleuze. Parte-se do questionamento da fronteira entre mente e corpo, entre real e virtual. Posteriormente, são identificadas algumas mudanças provocadas pela virtualização e seus efeitos nos espaços escolares. Os procedimentos metodológicos são demarcados pela abordagem qualitativa com amparo na pesquisa bibliográfica. Os resultados indicam a emergência de um novo sujeito de aprendizagem com processos cognitivos distintos e novas demandas sociais. Essas condições impõem um redimensionamento dos saberes e das atitudes de professores e especialistas em educação. Os apontamentos finais sugerem a necessidade de intensificação de estudos acerca da virtualização da sociedade contemporânea, a fim de compreender as características identitárias dos sujeitos imersivos.

Palabras clave : Virtual e Real; Virtualização; Ciberespaço; Cibercultura; Modificações Cognitivas e Identitárias.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )