SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Virtualization and digital society: reflections on the cognitive and identity changes in immersive subjects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

SOUZA, José Edimar de. O uso de fontes orais em pesquisa em Lomba Grande - RS: aspectos das Escolas Isoladas (1940-1950). Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.441-459. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n2.441.

Este estudo trata de aspectos da história do ensino no meio rural de Lomba Grande - RS, entre 1940 e 1952, a partir da memória de alunos e professores de Escolas Isoladas municipais. O objetivo é construir, a partir de fontes orais, aspectos das Escolas Isoladas públicas primárias municipais, nessa localidade. As memórias são analisadas na perspectiva do “tempo social”, no sentido de que trata Halbwachs (2006), pelas relações formais ou informais, por meio de mediações culturais diversas que compõem os quadros sociais de memórias. Sob o referencial da História Cultural, a análise vale-se de depoimentos orais de dez sujeitos que participaram do estudo. Neste trabalho, enfatiza-se a discussão do uso das memórias oral e escrita como possibilidade investigativa para estudo da história da educação no meio rural, tendo como pressupostos as fontes: documento/monumento, como discutem Certeau (2011) e Le Goff (2012). As memórias permitem conhecer e compreender como as práticas e culturas escolares foram se constituindo no interior dessa Escola Isolada nessa localidade. A escolarização e institucionalização, em Lomba Grande foi marcada pela coexistência de iniciativas particulares e públicas, sob a influência da comunidade para ampliar escolas públicas no interior desse bairro.

Keywords : Metodologia de Pesquisa; Escolas Isoladas; História da Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )