SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Friedrich Nietzsche and the “have to be” of man: anthropoethics instancesThe irreducibility of the concept of trust in the epistemology of testimony author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

CENCI, Angelo Vitório  and  CASAGRANDA, Edison Alencar. A educação para a democracia entre a vulnerabilidade e a autossuficiência humana. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.478-495. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n3.02.

O artigo toma Martha Nussbaum como referência para tematizar a tensão clássica existente entre vulnerabilidade e autossuficiência humanas e discutir as implicações de tal tensão no campo da educação para a democracia. Defende-se a posição que a educação para a vida democrática depende do modo como tal tensão é conduzida nos processos educativos. Desse modo, dado que tanto a vulnerabilidade quanto a autossuficiência são aspectos intrínsecos à condição humana, a educação para a democracia depende do cultivo de uma autossuficiência moderada na busca de sentido para a vulnerabilidade humana. Tal cultivo passa, pois, por orientar a vulnerabilidade humana em direção a uma autossuficiência que não perca de vista a fragilidade do bem-viver humano.

Keywords : Vulnerabilidade; Autossuficiência; Condição Humana; Educação para a Democracia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )