SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Friedrich Nietzsche y el “deber ser” del hombre: antropoéticas instanciasLa irreductibilidad del concepto de confianza en la epistemología del testimonio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

CENCI, Angelo Vitório  y  CASAGRANDA, Edison Alencar. A educação para a democracia entre a vulnerabilidade e a autossuficiência humana. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.478-495. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n3.02.

O artigo toma Martha Nussbaum como referência para tematizar a tensão clássica existente entre vulnerabilidade e autossuficiência humanas e discutir as implicações de tal tensão no campo da educação para a democracia. Defende-se a posição que a educação para a vida democrática depende do modo como tal tensão é conduzida nos processos educativos. Desse modo, dado que tanto a vulnerabilidade quanto a autossuficiência são aspectos intrínsecos à condição humana, a educação para a democracia depende do cultivo de uma autossuficiência moderada na busca de sentido para a vulnerabilidade humana. Tal cultivo passa, pois, por orientar a vulnerabilidade humana em direção a uma autossuficiência que não perca de vista a fragilidade do bem-viver humano.

Palabras clave : Vulnerabilidade; Autossuficiência; Condição Humana; Educação para a Democracia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )