SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3La educación para la democracia entre la vulnerabilidad y la autosuficiencia humanaEl conocimiento del profesorado y la axiología: los valores en la formación inicial del profesorado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

KETZER, Patricia. A irredutibilidade do conceito de confiança na epistemologia do testemunho. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.496-513. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n3.03.

Confiança é um conceito indispensável quando pensamos o ser humano interagindo com outros sujeitos, pois nos auxilia a pensar a ordem política e a cooperação social, mas está longe de ter uma definição única. A procura por uma definição mostrou ser necessário retornar às origens do conceito, na busca de compreender seu uso em epistemologia. Na filosofia moral estabelece-se uma distinção entre duas formas de confiar: 1) a confiança [trust], que se caracteriza por ser uma relação interpessoal mais profunda, a qual envolve boa-vontade e vulnerabilidade; 2) a fiabilidade, um tipo de confiança mais básica no funcionamento do mundo e das coisas. O conceito de confiança torna-se relevante em epistemologia quando passamos a considerar a transmissão de conhecimento por testemunho. A principal questão é quando podemos confiar em outras pessoas para adquirir conhecimento com base em seus atos de fala. A fim de compreender a sua utilização em epistemologia, precisamos analisar o uso do conceito na filosofia moral. Sendo assim, expomos o conceito de confiança moral e avaliamos a possibilidade de uma redução em epistemologia. Entretanto, notamos que os aspectos morais não contribuem para o cenário epistêmico. A redução não é possível, pois confiança moral pressupõe aceitação do risco, a tentativa de eliminar os riscos através de reflexão racional enfraquece a atitude de confiança. Além do mais, confiança nos faz resistentes a evidências e, em epistemologia, é errado negligenciar evidências. Defendemos que, por parcimônia, deve-se utilizar apenas fiar-se, um conceito já estabelecido na literatura epistemológica. A consideração dos aspectos morais da confiança se faz importante justamente para a identificação do problema. O conceito de confiança não pode contribuir para o debate, pois não desempenha um papel epistêmico. Já o conceito de fiar-se pode ser utilizado em epistemologia do testemunho, assim como vem sendo utilizado em outros debates epistemológicos.

Palabras clave : Confiança Epistêmica; Confiança Moral; Fiabilidade; Relações Interpessoais; Testemunho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )