SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3The irreducibility of the concept of trust in the epistemology of testimonySubjectivations among the university life and its interface to learn inventive author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

LUCAS, Lucken Bueno; PASSOS, Marinez Meneghello  and  ARRUDA, Sergio de Mello. Saberes docentes e axiologia: os valores no processo de formação inicial de professores*. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.514-537. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n3.04.

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo teórico acerca das influências axiológicas (valorativas) no processo de formação inicial de professores. Para esse empreendimento, foi realizado um levantamento bibliográfico de autores que investigam a formação desses profissionais, com ênfase nos referenciais que tratam dos saberes docentes e da filosofia dos valores. Uma análise crítico-reflexiva dos trabalhos pesquisados possibilitou evidenciar discussões ricas em elementos axiológicos implícitos e/ou explícitos nas obras de muitos autores estudados que, em síntese, inferem sobre a não neutralidade da formação e da prática docente, defendem a existência de uma relação indissociável da educação com os valores e, por fim, o fato de os valores terem uma implicância direta na construção do repertório de saberes dos docentes e de seus alunos.

Keywords : Axiologia; Formação Inicial de Professores; Saberes Docentes; Revisão Teórico-Reflexiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )