SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3La irreductibilidad del concepto de confianza en la epistemología del testimonioSubjetivaciones en medio de la vida universitaria y su interface con el aprender criativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

LUCAS, Lucken Bueno; PASSOS, Marinez Meneghello  y  ARRUDA, Sergio de Mello. Saberes docentes e axiologia: os valores no processo de formação inicial de professores*. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.514-537. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n3.04.

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo teórico acerca das influências axiológicas (valorativas) no processo de formação inicial de professores. Para esse empreendimento, foi realizado um levantamento bibliográfico de autores que investigam a formação desses profissionais, com ênfase nos referenciais que tratam dos saberes docentes e da filosofia dos valores. Uma análise crítico-reflexiva dos trabalhos pesquisados possibilitou evidenciar discussões ricas em elementos axiológicos implícitos e/ou explícitos nas obras de muitos autores estudados que, em síntese, inferem sobre a não neutralidade da formação e da prática docente, defendem a existência de uma relação indissociável da educação com os valores e, por fim, o fato de os valores terem uma implicância direta na construção do repertório de saberes dos docentes e de seus alunos.

Palabras clave : Axiologia; Formação Inicial de Professores; Saberes Docentes; Revisão Teórico-Reflexiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )