SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3A irredutibilidade do conceito de confiança na epistemologia do testemunhoSubjetivações em meio à vida universitária e sua interface com o aprender inventivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

LUCAS, Lucken Bueno; PASSOS, Marinez Meneghello  e  ARRUDA, Sergio de Mello. Saberes docentes e axiologia: os valores no processo de formação inicial de professores*. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.514-537. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n3.04.

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo teórico acerca das influências axiológicas (valorativas) no processo de formação inicial de professores. Para esse empreendimento, foi realizado um levantamento bibliográfico de autores que investigam a formação desses profissionais, com ênfase nos referenciais que tratam dos saberes docentes e da filosofia dos valores. Uma análise crítico-reflexiva dos trabalhos pesquisados possibilitou evidenciar discussões ricas em elementos axiológicos implícitos e/ou explícitos nas obras de muitos autores estudados que, em síntese, inferem sobre a não neutralidade da formação e da prática docente, defendem a existência de uma relação indissociável da educação com os valores e, por fim, o fato de os valores terem uma implicância direta na construção do repertório de saberes dos docentes e de seus alunos.

Palavras-chave : Axiologia; Formação Inicial de Professores; Saberes Docentes; Revisão Teórico-Reflexiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )