SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Saberes docentes e axiologia: os valores no processo de formação inicial de professores*Pensiero debole, democracia e comunismo: a questão política no pensamento de Gianni Vattimo* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

RODRIGUES, Carla Gonçalves  e  OSORIO, Lisandra Berni. Subjetivações em meio à vida universitária e sua interface com o aprender inventivo. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.538-560. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n3.05.

O objetivo é problematizar os modos de subjetivação em interface com o aprender que se circunscreve em meio à vida no ambiente universitário. Para além de critérios avaliativos e paradigmas psicológicos, buscamos a temática do aprender sob o viés das filosofias da diferença, perpassando pelo escopo da inventividade. (KASTRUP, 2007). Nessa direção, encontramos, em Deleuze (2000, 2010), a ideia de que o pensamento produz uma diferença quando é coagido pelo encontro com os signos que o forçam, desdobrando, daí, algo que lhe confira novo sentido. Partimos de um contexto educacional que se encontra em constante mudança diante do aumento demográfico e sociocultural, em face das novas formas de ingresso no Ensino Superior, nos últimos anos, e no qual se constatou um crescente não aproveitamento acadêmico de estudantes bolsistas da Assistência Estudantil da Universidade Federal de Pelotas. Isso impulsionou a realização de análise documental (LUDKE; ANDRÉ, 1986) com 557 alunos que não atingiram a média de 70% em 2013/1. Os dados quantitativos foram obtidos através dos softwares EPI INFO e SPSS e utilizamos os testes estatísticos ANOVA e Teste-t para analisar as variáveis em exposição, associando-as ao aproveitamento acadêmico. Articulamos essa análise com o método cartográfico, o qual visa a acompanhar os processos subjetivos. (BARROS; KASTRUP, 2014). Distanciando-nos de aspectos representacionais e identitários, os resultados indicaram que o baixo aproveitamento acadêmico relaciona-se menos com dificuldades cognitivas e mais com contingências do contexto acadêmico, sofrimento psíquico e heterogeneidades, em que as subjetividades (GUATTARI, 2012) emergem como territórios existenciais em condições de provisoriedade. Diante das distintas geografias, variados modos de composição familiar, diferentes tipos de moradia, diversos vínculos com os cursos de graduação e com a universidade, as singularidades estudantis ganham expressões que são transversalizadas pelos modos de ser e estar jovem, que permeiam o aprender em meio à vida. Dessa forma, os achados desta investigação reverberam a oportunidade de pensar novas práticas no campo da educação.

Palavras-chave : Aprender Inventivo; Subjetivação; Cartografia; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )