SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Subjetivaciones en medio de la vida universitaria y su interface con el aprender criativoAlgunas reflexiones tanatológicas de caracter educativo en el pensamiento de Platón índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

MAIA, Antonio Glaudenir Brasil. Pensiero debole, democracia e comunismo: a questão política no pensamento de Gianni Vattimo*. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.561-581. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n3.06.

A presente reflexão se propõe apresentar que a questão política configura a fase atual do pensiero debole de Gianni Vattimo, apoiado não apenas na sua recente produção e na literatura pertinente, mas também na sua intervenção política no Parlamento europeu nos últimos anos. O sentido político que o pensiero debole assume como crítica do poder representa o caráter de (in)atualidade de uma filosofia que pense o presente. Tal sentido é perceptível na reflexão em torno da democracia e do comunismo, levando em consideração a crítica da metafísica e o papel da hermenêutica. Obviamente, isso implica uma releitura do comunismo como motivação e ideário que, na versão do chamado comunismo hermenêutico, ainda se configura como um espectro em nosso tempo.

Palabras clave : Pensiero Debole; Democracia; Comunismo; Vattimo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )