SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Subjetivações em meio à vida universitária e sua interface com o aprender inventivoAlgumas reflexões tanatológicas de caráter educacional no pensamento de Platão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

MAIA, Antonio Glaudenir Brasil. Pensiero debole, democracia e comunismo: a questão política no pensamento de Gianni Vattimo*. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.561-581. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n3.06.

A presente reflexão se propõe apresentar que a questão política configura a fase atual do pensiero debole de Gianni Vattimo, apoiado não apenas na sua recente produção e na literatura pertinente, mas também na sua intervenção política no Parlamento europeu nos últimos anos. O sentido político que o pensiero debole assume como crítica do poder representa o caráter de (in)atualidade de uma filosofia que pense o presente. Tal sentido é perceptível na reflexão em torno da democracia e do comunismo, levando em consideração a crítica da metafísica e o papel da hermenêutica. Obviamente, isso implica uma releitura do comunismo como motivação e ideário que, na versão do chamado comunismo hermenêutico, ainda se configura como um espectro em nosso tempo.

Palavras-chave : Pensiero Debole; Democracia; Comunismo; Vattimo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )