SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Pensiero debole, democracia e comunismo: a questão política no pensamento de Gianni Vattimo*Uma incursão pela tríade: currículo, filosofia da ciência e formação de professores da área de ciências naturais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

BATISTA, Gustavo Araújo. Algumas reflexões tanatológicas de caráter educacional no pensamento de Platão. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.582-603. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n3.07.

A versatilidade da sua filosofia faz de Platão (428/7-348/7 a.C.) um pensador que, perenemente, fornece matéria para reflexão sobre vários temas, inclusive o da morte. No Fédon, ao tratar dos últimos momentos de Sócrates (471/470-399 a.C.), Platão elabora seu ideário acerca da morte de maneira que, educacionalmente, seja possível refletir sobre ela. O objetivo é extrair, de algumas de suas obras, excertos que permitam articular, no âmbito do pensamento platônico, a seguinte tétrade: educação, filosofia, morte e virtude. A exposição adotada tem o seguinte procedimento: primeiro, abordagem sumária de aspectos ontológicos, gnosiológicos, antropológicos, morais e sociais da filosofia platônica; segundo, explanação de convergências dos supracitados aspectos para apontamentos de ordem educacional acerca da morte. O procedimento é de uma pesquisa teórica, servindo-se de uma metodologia analítica, cujo aporte baseia-se em autores como: Jaeger (2003), Paviani (2008), Reale (1997) e Teixeira (2006). Este trabalho se justifica pela fertilidade reflexiva proporcionada pela filosofia platônica, especialmente no que se refere à exequibilidade de uma reflexão tanatológica de caráter educacional. O que se aponta como resultado é a constatação de que Platão propõe a morte como uma questão educacional, pois raciocinar em torno da existência humana, sob a hipótese da sua continuidade ou finitude, é algo suscitado pela possibilidade de morte, que levanta questões em torno daquilo que o ser humano é, assim como em torno daquilo que o ser humano deve fazer ou esperar, o que, efetivamente, vincula-se à problemática da virtude.

Palavras-chave : Educação; Filosofia; Morte; Platão; Virtude.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )