SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Algunas reflexiones tanatológicas de caracter educativo en el pensamiento de PlatónEl tiempo de doctorado y el papel de las TICs: cuestiones para la investigación y análisis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

LEITINHO, Meirecele Calíope  y  MAXIMO JUNIOR, Januário Rosendo. Uma incursão pela tríade: currículo, filosofia da ciência e formação de professores da área de ciências naturais. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.604-627. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n3.08.

O presente artigo apresenta o estado da questão sobre a tríade: filosofia da ciência, currículo e formação de professores, que é parte de pesquisa em andamento realizada em um Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Educação), que tem como objetivo compreender a importância da filosofia da ciência no currículo dos cursos de licenciatura na área de ciências naturais. A construção do estado da questão possibilitou o mapeamento das pesquisas referentes ao nosso objeto de estudo, bem como desvelou o conhecimento sobre como se encontra o tema investigado no contexto atual das produções científicas. Foi realizado um levantamento de artigos nos periódicos com conceitos Qualis de A1 a B2 no Portal da Capes, nas produções presentes no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e nos trabalhos publicados na Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec), no intuito de identificar artigos, teses e dissertações referentes a nossa temática. Os dados coletados foram organizados e analisados considerando os objetivos, o referencial teórico e a metodologia dos trabalhos encontrados. Os resultados demonstraram que a grande maioria dos trabalhos pertence à Região Sul e à Sudeste, e que ainda são raras as pesquisas nessa área de estudo, principalmente no Nordeste. Demonstraram também que as pesquisas têm como sujeitos professores, mas não professores-formadores, e que as mesmas utilizam metodologias semelhantes com os mesmos instrumentos de coleta de dados, revelando nos que o caminho escolhido para a realização do nosso estudo encontra-se afinado com aquilo que se tem pesquisado na área, mas também demonstrou o quanto esta pesquisa pode contribuir, pois lança um novo olhar sobre o tema, quando pensa sobre o professor- formador e inova com o uso de uma metodologia ainda não utilizada nos trabalhos encontrados referentes a essa temática.

Palabras clave : Currículo Formação Docente; Filosofia da Ciência; Ciências Naturais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )