SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Una incursión por la tríada: currículo, filosofía de la ciencia y formación docente en el campo de ciencias naturalesEl libre albedrío y la rectitud moral: una reflexión desde el tratado sobre la caída del demonio de San Anselmo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

BIANCHETTI, Lucídio; TURNES, Luiza  y  CUNHA, Rafael. O tempo do doutorado e o papel das TICs: questões para pesquisa e análise*. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.628-644. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n3.09.

A implementação e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na vida em geral, e aqui com destaque nas esferas do mundo do trabalho e da educação, têm acarretado mudanças significativas na vida das pessoas, nos cenários e nas estruturas sociais contemporâneos. Na Pós-Graduação (PG) essas mudanças vêm atingindo todos os envolvidos no que diz respeito à produção e veiculação do conhecimento e à necessidade de defrontar-se qualificadamente com o redimensionamento espacçotemporal proporcionado pela inserção das TICs nos processos de estudo e trabalho. Neste artigo, decorrente de uma pesquisa vinculada a um Programa de Pós-graduação e realizada com doutorandos em educação de uma universidade pública, analisamos como se relacionam à categoria tempo com o uso das TICs para fazer frente ao desafio do processo de doutorado no contexto atual. Por meio de entrevistas com os participantes e à luz da análise de conteúdo, identificamos que os doutorandos estão se adaptando à lógica do denominado produtivismo acadêmico, embora, muitas vezes, sentindo-se paralisados diante das exigências induzidas pelos órgãos de avaliação e fomento da PG. E, nesse sentido, paradoxalmente, afirmam encontrar nas TICs um importante aliado à consecução do doutoramento, embora perpassado pela intensificação do tempo. Além disso, o próprio redimensionamento de tempos e espaços na consecução do doutoramento e no processo de pesquisa e escrita da tese com a mediação das TICs configura-se como uma “faca de dois gumes”, cujas contradições são inerentes ao modelo de regulação e avaliação da PG no Brasil. Finalmente, com base nos depoimentos dos entrevistados e nas relações entre produtividade, intensificação do tempo e mediação tecnológica nesse contexto da PG, questionamos a respeito da possibilidade de resgate da perspectiva omnilateral nesse processo formativo de futuros doutores.

Palabras clave : Doutorado; TICs; Tempo; Trabalho e Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )