SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Uma incursão pela tríade: currículo, filosofia da ciência e formação de professores da área de ciências naturaisA vontade livre e a retidão moral: uma reflexão a partir do tratado sobre a queda do diabo de Santo Anselmo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

BIANCHETTI, Lucídio; TURNES, Luiza  e  CUNHA, Rafael. O tempo do doutorado e o papel das TICs: questões para pesquisa e análise*. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.628-644. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n3.09.

A implementação e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na vida em geral, e aqui com destaque nas esferas do mundo do trabalho e da educação, têm acarretado mudanças significativas na vida das pessoas, nos cenários e nas estruturas sociais contemporâneos. Na Pós-Graduação (PG) essas mudanças vêm atingindo todos os envolvidos no que diz respeito à produção e veiculação do conhecimento e à necessidade de defrontar-se qualificadamente com o redimensionamento espacçotemporal proporcionado pela inserção das TICs nos processos de estudo e trabalho. Neste artigo, decorrente de uma pesquisa vinculada a um Programa de Pós-graduação e realizada com doutorandos em educação de uma universidade pública, analisamos como se relacionam à categoria tempo com o uso das TICs para fazer frente ao desafio do processo de doutorado no contexto atual. Por meio de entrevistas com os participantes e à luz da análise de conteúdo, identificamos que os doutorandos estão se adaptando à lógica do denominado produtivismo acadêmico, embora, muitas vezes, sentindo-se paralisados diante das exigências induzidas pelos órgãos de avaliação e fomento da PG. E, nesse sentido, paradoxalmente, afirmam encontrar nas TICs um importante aliado à consecução do doutoramento, embora perpassado pela intensificação do tempo. Além disso, o próprio redimensionamento de tempos e espaços na consecução do doutoramento e no processo de pesquisa e escrita da tese com a mediação das TICs configura-se como uma “faca de dois gumes”, cujas contradições são inerentes ao modelo de regulação e avaliação da PG no Brasil. Finalmente, com base nos depoimentos dos entrevistados e nas relações entre produtividade, intensificação do tempo e mediação tecnológica nesse contexto da PG, questionamos a respeito da possibilidade de resgate da perspectiva omnilateral nesse processo formativo de futuros doutores.

Palavras-chave : Doutorado; TICs; Tempo; Trabalho e Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )