SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1La aparición de la racionalidad: un ensayo filosófico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

GARDA, Juan Carlos Mansur. A beleza: morada da pessoa livre. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.1, pp.2-12. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n1.01.

Esta reflexão suscita a necessidade e importância de investigar, de forma mais profunda, uma pedagogia do gosto através do desenvolvimento autônomo da autonomia, com o interesse de que, mediante a contemplação do belo, o indivíduo possa aproximar-se do desenvolvimento de sua pessoa e da vivência da beleza como um retorno a casa, algo que é possível se o homem tiver a disposição de ser acolhido pela beleza, pois, para poder habitar nela, é necessário antes preparar em nós o lugar onde habita. Quando o homem desenvolve a sua liberdade, expressa como autonomía do gosto, pode dar verdadeira acolhida à beleza, e ela, por outro lado, se manifestará como o mais íntimo ao seu ser e lhe entregará o mundo que contempla como sua morada.

Palabras clave : Beleza; Pessoa; Vida interior; Liberdade; Morada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )