SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1A beleza: morada da pessoa livreA refutação da representação poética na estruturação racional da cidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

DANNER, Leno Francisco. O surgimento da racionalidade: um ensaio filosófico. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.1, pp.11-31. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n1.02.

O artigo argumenta que a emergência, no Ocidente, da questão da racionalidade somente pode ser entendida em sua dinâmica e em sua evolução a partir da correlação entre instituição filosófica/teológica/científica e objetividade forte, no sentido de que tal objetividade forte apenas pode ser fundada por meio de uma práxis científica institucional, algo que o senso comum e as pessoas comuns não permitem e não podem fazer. O modelo platônico de instituição científica enquanto centralizando e monopolizando a fundamentação epistemológico-política, impondo-a diretamente ao senso comum e às pessoas comuns, está baseado na ideia de que a objetividade epistemológico-moral forte é a condição normativa do sentido como um todo, é a condição para o enquadramento, a legitimação e o fomento social do conhecimento e da cultura válidos, novamente a partir da contraposição ao senso comum e às pessoas comuns. Aqui, a instituição científica adquire um papel de juiz e de guia em relação à evolução social como um todo. O argumento central do artigo consiste em que tal ligação platônica entre instituição científica e racionalidade (ou objetividade epistemológico-moral enquanto produto da instituição científica) deve ser desconstruída em favor do senso comum e das pessoas comuns, isto é, em favor da democracia como base da fundamentação epistemológico-moral, o que significa, como consequência, o enfraquecimento e mesmo o abandono institucionais daquele auto-entendimento platônico que liga instituição científica e objetividade.

Palavras-chave : Racionalidade; Cientificismo; Fundamentação; Objetividade; Democracia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )