SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1La aparición de la racionalidad: un ensayo filosóficoRegulación y control en el posgrado: del productivismo académico a la noción de excelencia con pertinencia territorial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

FACANHA, Luciano da Silva; LEITE, José Assunção Fernandes  y  CARVALHO, Hernani Veloso. A refutação da representação poética na estruturação racional da cidade. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.1, pp.32-51. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/2178461222103.

Este artigo tem o objetivo de identificar, em primeiro lugar, o desdobramento da racionalidade nos mitos no tempo em que surgem as cidades como novas formas de agrupamento social. Em seguida, analisar a formulação do conceito de justiça como estrutura ideal para a consolidação da República, considerando, em decorrência disso, a demanda por uma reforma educacional que se daria a partir da crítica filosófica à figura do poeta como representante onisciente do saber, cuja linguagem ambivalente a distanciava do referencial de verdade segundo Platão. Nesse entendimento, recorreremos aos estudos de autores como Vernant (2009), Havelock (1996), Matos (2001) e de outros que podem contribuir para a compreensão dos conceitos de política e estética em Platão. O presente artigo pode servir de auxílio nas pesquisas, cujo campo de análise se identifique especificamente com a educação, política, ética e estética, sem, contudo, pretender encerrar o debate concernente ao tema proposto.

Palabras clave : Poetas; República; Justiça; Linguagem; Verdade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )