SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Educação, trabalho e saúde: as práticas sociais e as controvérsias do desejoO problema da experiência na disputa sobre o método científico: Dilthey, Windelband e Rickert índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

WEBER, Thadeu  e  KIRSTEN, Kassius. Reconhecimento e autorrealização: um caminho para a construção da liberdade em Hegel. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.1, pp.121-135. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n1.08.

O presente estudo tem por objetivo demonstrar uma via de interpretação na qual o conceito de reconhecimento, como abordado por Axel Honneth a partir da obra hegeliana, é uma engrenagem fundamental no processo de determinação da liberdade na obra de Hegel. Para isso, é necessário que se caminhe para além da fronteira erigida na tradição, a qual liga o conceito de reconhecimento à dialética do senhor e do escravo na Fenomenologia. Dado que os trabalhos de Honneth se fundam nos escritos do jovem Hegel, anteriores a essa, é possível ir além de tais fronteiras. A conexão entre reconhecimento e liberdade torna-se possível por meio da tentativa de reatualização da Filosofia do Direito (2010) honnethiana, a qual tem por objeto lançar as bases de uma teoria da justiça.

Palavras-chave : Reconhecimento; Liberdade; Axel Honneth; Hegel.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )