SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2As razões da sensualidade do sabor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

BUCCA, Antonino. Formas expressivas da linguagem psicótica. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.188-199. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n2.01.

Este estudo resulta de uma série de estudos realizados em algumas instituições psiquiátricas italianas. Especificamente, a investigação diz respeito às formas psicóticas emocionais, cognitivas e linguísticas de expressão. Discute, portanto, formas psicóticas de expressão por meio do exame de um caso clínico de amostra, ou seja, comentando sobre as produções iconográficas e textuais (centenas de esboços, desenhos e pinturas e muitas páginas de textos delirantes) feitas por uma pessoa em diferentes décadas de experiência psicopatológica. Neste artigo, discutem-se as formas psicóticas de expressão e maneiras emocionais que as caracterizam. Portanto, esses códigos de expressão psicótica são linguísticos, comunicativos, referenciais e importantes à criatividade artística, mas, acima de tudo, pretende-se destacar o papel emocional, libertador, catártico e compensatório das funções que a "linguagem da loucura" permitir ao doente expressar. E, mais: geralmente, tenta-se considerar o seu modo relacional peculiar e seu ser-para-o-mundo.

Palavras-chave : Linguagem psicótica; Delírios fantásticos ou imaginários; Criatividade artística; Formas de expressão emocional..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )