SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Formas expressivas da linguagem psicóticaKant, sua interpretação moral do Cristianismo e raízes bíblico-cristãs da sua ética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

CAVALIERI, Rosalia. As razões da sensualidade do sabor. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.200-225. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/217846122222.

Entre o sabor, o alimento e o prazer, há uma ligação complexa que vai além das necessidades relacionadas com a sobrevivência, contribuindo para a realização daquela felicidade que é o fim último ao qual o homem tende. Fonte de nutrição para o corpo como para a mente, e ao mesmo tempo de gozo, o ato de degustar os alimentos satisfaz todos os sentidos, estimula a nossa vida emocional (gratifica-nos, saciando-nos, consolandonos), estimula a mente, promove a sociabilidade, gratifica o nosso senso estético e sinestésico, insta à conversa, às vezes cria dependências agradáveis, enriquecidas com diferentes significados. Partindo dessas premissas e de diversas fontes, este ensaio tem como objetivo restituir ao prazer multifacetado do saborear o seu verdadeiro valor, explorando suas muitas facetas, as muitas maneiras que se inventa para prolongar esse prazer, em busca de gratificações do paladar alternativas às oferecidos pela natureza. Um tema filosófica e antropologicamente interessante, especialmente àqueles que pretendem praticar uma filosofia encarnada, isto é, fundada no corpo vivo e senciente.

Palavras-chave : Prazer do gosto; Paixão; Emoções; Espetacularização da comida; Comida sensual.

        · resumo em Italiano | Inglês     · texto em Italiano     · Italiano ( pdf )