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Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

BRAGA MORUZZI, Andrea. A infância como dispositivo: uma abordagem foucaultiana para pensar a educação. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.279-299. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n2.04.

Este artigo investe na ideia de que a infância é um dispositivo histórico do poder. Tem-se como referência analítica Foucault (1977) que concebe a noção de dispositivo em suas discussões a respeito da sexualidade. A reflexão engendrada consiste em apresentar a ideia de que, a partir do momento em que a criança se torna um dos grupos estratégicos do dispositivo da sexualidade, produz-se sobre ela um conjunto heterogêneo de regimes de verdades e práticas, o qual configura uma maneira de ser e ter uma infância, influindo significativamente nas perspectivas pedagógicas modernas. Nesta abordagem, não é possível pensar em infância de forma desassociada do conceito de sexualidade. A discussão apresentada decorre de pesquisa bibliográfica conceitual que articula sexualidade e dispositivo de modo a convergir com a ideia de infância. Observa-se que o conceito de dispositivo é pouco detalhado em Foucault, de modo que o texto dialoga também com Deleuze (1999), Agamben (2005) e Veyne (2009). Considera-se que todo dispositivo possui: linhas de visibilidade e de enunciação que são, respectivamente, máquinas de fazer-ver e de fazer-falar; linhas de força, que sustentam os campos de visibilidade e os regimes de enunciabilidade; e linhas de subjetivação que são, segundo Deleuze (1999), a dimensão do si próprio e que configuram o sujeito infantil. O artigo apresenta três grupos de práticas articuladas a essas características: as práticas pedagógicas; as práticas divisórias e identitárias de gênero e de sexualidade; e as práticas médicas. Observa-se que, para Foucault, o dispositivo da sexualidade disciplina os corpos, regula e normaliza a população, regulamenta o prazer e os saberes sobre sexo e,além disso, ocupa-se, por meio desse regime sobre sexo, da preservação da espécie humana. A infância, como dispositivo na perspectiva apresentada neste trabalho, também regulamenta a criança, constituindo-a como sujeito infantil, estabelecendo uma pedagogia e uma ciência que compuseram o pensamento pedagógico moderno sobre e para a infância, ocupando-se também da preservação e da manutenção da criança.

Palabras clave : Infância; Educação; Foucault; Dispositivo..

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