SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Infancia como dispositivo: un enfoque foucaultiano para pensar en la educaciónLa duplicidad en la educación de areté en La República y en Protágoras de Platón índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

GARRE, Bárbara Hees  y  HENNING, Paula Corrêa. Travessias de uma pesquisa: mapeando algumas ferramentas metodológicas da análise do discurso em Michel Foucault. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.300-319. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n2.05.

O presente trabalho trata-se de discussão sobre algumas ferramentas da Análise do Discurso (AD) de Foucault. Tal estudo se deu a partir de tese de doutorado que analisou o modo pelo qual a revista Veja coloca em funcionamento e potencializa um dispositivo da Educação Ambiental (EA) no século XXI. As análises situam-se a partir de reportagens de capa da revista Veja de 2001 até a atualidade. Evidencia-se uma determinada constituição discursiva de EA na revista, porém essa funciona em relação a outras práticas contemporâneas. Compreende-se que o dispositivo em estudo não se fabrica apenas nos ditos da revista, mas ela é uma das formas de potencializá-lo, tornando-o visível e enunciável na atualidade. Porém, outros elementos a auxiliam e atualizam tal dispositivo, há uma rede discursiva em torno da EA muito potente e heterogênea. Assim, se trabalha com ferramentas analíticas que fortalecem o trabalho: enunciação, enunciado, discurso, dispositivo, relações de poder e modos de subjetivação. Essa empreitada de estudos alinha-se aos autores da perspectiva pós-estruturalista e dos Estudos Culturais. O estudo tornou possível entender que há uma constituição de determinado domínio de saber, colocado em funcionamento a partir de relações de poder, que subjetivam os sujeitos a certas práticas ambientalmente necessárias. Nesse sentido, os ditos em torno da questão ambiental se pautam por emblemas muito caros aos pesquisadores de EA, isso porque, parece, muitas vezes, que lhes é repassada a tarefa de encontrar o caminho certo para fazer uma adequada EA. Na contramão de tais emblemas, o movimento do trabalho em questão é o de pensar de que modo a EA foi se conjecturando e funcionando como um dispositivo potente neste século.

Palabras clave : Educação Ambiental; Ferramentas analíticas; Foucault; Análise do Discurso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )