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Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

MARTON, Silmara. Ensino de filosofia com arte: entre o pensar, o sentir e o escutar. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.342-361. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n2.07.

Como propiciar um estado permanente de criação filosófica no ensino de filosofia entre os estudantes de Ensino Superior? Eis o objetivo deste artigo. Essa questão está previamente acompanhada por dois argumentos: um deles é relativo ao fato de que o ensino prevê uma atitude de abertura, disposição e curiosidade, condições essas indispensáveis à aprendizagem; o segundo, decorrente do primeiro, é que o ensino de filosofia está intimamente vinculado à natureza própria da filosofia que, distante da busca pela verdade como afirmação ou detenção de um saber, resulta da experiência de alguém que é perguntado pela verdade, em certa atitude que se expressa no "cuidado de si mesmo" conduzindo a uma transformação, como vem apresentado por Foucault em sua obra A hermenêutica do sujeito (2010). Argumentaremos que o filosofar pode ser intensificado pela arte e, nesse aspecto, iremos estabelecer relações entre experiência filosófica e música como paisagem sonora (SCHAFER, 2001). Essa conexão estimula entre os alunos a construção de realidades materiais e imateriais - paisagens - de modo que habitem seu universo de memórias afetivas, intelectuais, poéticas, musicais e filosóficas. Em sintonia com essa forma de pensar, será apresentado o conceito de pensamento-sentimento (2006) desenvolvido pela filósofa portuguesa Paula Cristina Pereira, que exibe grande fecundidade na direção do acesso às matrizes fundantes de nossa condição antropológico-existencial. Nesse diálogo entre filosofia e música, escuta musical e experiência filosófica, suscitam-se possibilidades para um ensino de filosofia habitado pelo sensível e pelos sentidos da vida em tempos tão difíceis como na atualidade, porque extremamente fugazes, dispersos, "líquidos" e carentes de densidade e dignidade humana.

Palabras clave : Ensino de filosofia.; Filosofia e educação.; Arte e filosofia.; Paisagem sonora.; Pensamento-sentimento..

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