SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Philosophy of education with art: among thinking, feeling and listeningOn the concept of amorosity in Paulo Freire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

GIONGO, Ieda Maria; SCHVINGEL, Claudia  and  OLIVEIRA, Eluise Santin de. A Matemática escolar: vozes de estudantes concluintes do Ensino Médio. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.362-379. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n2.08.

Este trabalho tem o intuito de problematizar o lugar ocupado, no currículo escolar, pela disciplina Matemática na ótica de um grupo de 16 estudantes concluintes do Ensino Médio noturno, em uma escola pública localizada no Vale do Taquari, Sul do Brasil. Qualitativa, a investigação fez uso de entrevistas efetivadas por meio da técnica de grupo focal, tendo como aportes teóricos algumas ferramentas foucaultianas, também discutidas por seus comentadores. O material de pesquisa foi gerado em cinco sessões, com duração média de uma hora cada, nas dependências do educandário, cuja análise permitiu inferir que, para os discentes, a Matemática, por um lado, seguia com a alcunha de a "Rainha das Ciências", servindo de suporte para outras áreas do conhecimento. Por outro, enfatizaram a importância de um de seus conteúdos específicos, a Matemática Financeira, nos currículos escolares do Ensino Médio, pois, nessa ótica, é imprescindível conhecer e dominar suas regras, sobretudo para quem quer empreender. Tais resultados podem fomentar a problematização de duas questões: a primeira delas aponta à importância de dar voz aos estudantes, notadamente em questões vinculadas ao currículo escolar no Ensino Médio. Não se trata de eximir a escola de suas funções, mas de ouvir os discentes acerca de suas expectativas em relação aos conteúdos escolares; a segunda remonta à ideia das funções da escola na contemporaneidade, tendo em vista as demandas e necessidades do mundo do trabalho e da ascensão econômica e social para todos os estudantes.

Keywords : Matemática Financeira; Escola Básica; Estudantes..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )