SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Ensino de filosofia com arte: entre o pensar, o sentir e o escutarSobre o conceito de amorosidade em Paulo Freire índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

GIONGO, Ieda Maria; SCHVINGEL, Claudia  e  OLIVEIRA, Eluise Santin de. A Matemática escolar: vozes de estudantes concluintes do Ensino Médio. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.362-379. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n2.08.

Este trabalho tem o intuito de problematizar o lugar ocupado, no currículo escolar, pela disciplina Matemática na ótica de um grupo de 16 estudantes concluintes do Ensino Médio noturno, em uma escola pública localizada no Vale do Taquari, Sul do Brasil. Qualitativa, a investigação fez uso de entrevistas efetivadas por meio da técnica de grupo focal, tendo como aportes teóricos algumas ferramentas foucaultianas, também discutidas por seus comentadores. O material de pesquisa foi gerado em cinco sessões, com duração média de uma hora cada, nas dependências do educandário, cuja análise permitiu inferir que, para os discentes, a Matemática, por um lado, seguia com a alcunha de a "Rainha das Ciências", servindo de suporte para outras áreas do conhecimento. Por outro, enfatizaram a importância de um de seus conteúdos específicos, a Matemática Financeira, nos currículos escolares do Ensino Médio, pois, nessa ótica, é imprescindível conhecer e dominar suas regras, sobretudo para quem quer empreender. Tais resultados podem fomentar a problematização de duas questões: a primeira delas aponta à importância de dar voz aos estudantes, notadamente em questões vinculadas ao currículo escolar no Ensino Médio. Não se trata de eximir a escola de suas funções, mas de ouvir os discentes acerca de suas expectativas em relação aos conteúdos escolares; a segunda remonta à ideia das funções da escola na contemporaneidade, tendo em vista as demandas e necessidades do mundo do trabalho e da ascensão econômica e social para todos os estudantes.

Palavras-chave : Matemática Financeira; Escola Básica; Estudantes..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )