SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número especialAs bases empáticas do comportamento moralSemiótica das afecções: uma abordagem epistemológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

SCHERER, Berta Rieg. A felicidade e a moralidade em Kant. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.spe, pp.23-35. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612V22n.especial.02.

A busca pela felicidade está naturalmente presente como um ideal a ser alcançado pelos indivíduos da espécie humana. Kant, em sua obra Fundamentação da metafísica dos costumes, pretende buscar e estabelecer o princípio supremo da moralidade e esclarece que para esse fim o ideal de felicidade não apresenta condições de fundamentar as leis da moralidade. Na obra Crítica da razão prática, Kant sustenta essa mesma posição, mas introduz o objeto do soberano bem, referente ao qual, a felicidade é o seu segundo elemento, mas condicionada às leis da moralidade e entendida como elemento necessário do soberano bem. O objetivo deste trabalho é realizar uma breve reflexão sobre a importância da felicidade na teoria moral kantiana, enfatizando a relação estabelecida entre a moralidade e a felicidade no conceito do soberano bem. Pretende-se defender que, embora o princípio da moralidade e o princípio da felicidade própria fundamentem-se em princípios diferentes, há possibilidades de conciliar a busca da felicidade própria com a realização de ações morais.

Palavras-chave : Felicidade; Moralidade; Soberano Bem; Imperativo Categórico; Imperativo Hipotético..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )