SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número especialA felicidade e a moralidade em KantKant, Schiller e a virtude em observações sobre o sentimento do belo e do sublime índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

CONTER, Marcelo Bergamin; TELLES, Marcio  e  SILVA, Alexandre Rocha da. Semiótica das afecções: uma abordagem epistemológica. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.spe, pp.36-48. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n.especial.03.

O presente texto propõe uma leitura de diversas teorias do afeto pelo viés da semiótica. Partindo do preceito de que é impossível não afetar ou não ser afetado, estabelece alguns parâmetros para definir o que é afeto (diferenciando-se afecção/afeto de emoção, paixão, sensação e até de afeto como compreendido pelo senso comum) para dar conta das dimensões epistemo e ontológica da semiose. Com base em Espinosa, Deleuze e Guattari, ensaia dizer que há, para além de uma capacidade significante, também uma qualidade “sensacional” da semiose, aproximando a processualidade deste fenômeno às cadeias afetivas que devêm de toda afecção.

Palavras-chave : Afeto; Semiótica; Teorias da Comunicação; Espinosa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )