SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número especialKant, Schiller e a virtude em observações sobre o sentimento do belo e do sublimeA capacidade de entender as normas e fazer juízos normativos é um produto da evolução? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

BORGES, Maria de Lourdes. Emoções e motivação moral: Prinz versus Kant. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.spe, pp.59-67. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n.especial.05.

Esse artigo pretende responder à seguinte pergunta: Emoções e sentimentos são necessários para a moralidade? Essa questão será desdobrada em três outras: 1) Emoções e sentimentos são necessários para a determinação do correto moralmente?; 2) Emoções e sentimentos são necessários para a motivação moral?; e 3) Emoções e sentimentos são necessários para a ação moral? Para responder a essas questões, usa dois modelos distintos: o de Prinz, tal como apresentado no livro The emotional constructions of morals11 e o de Kant. Tenta mostrar que Prinz responde positivamente às três questões e que há dois modelos possíveis de compreender a teoria kantiana, que dariam respostas diferentes às questões 2 e 3.

Palavras-chave : Emoção; Sentimento; Moralidade; Prinz; Kant..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )