SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Necesidad de la filosofía ante la problemática social Latino Americana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

CALTAGIRONE, Calogero. A relação Eu-Tu em Ferdinand Ebner. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.3, pp.409-419. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n3.1.

O pensamento dialógico e relacional, que se desenvolveu nas primeiras décadas do século XX, representa, certamente, um dos mais fecundos itinerários reflexivos em condições de acolher e definir a estrutura do antropológico. Ferdinand Ebner é um dos principais expoentes, embora seu pensamento ainda não seja plenamente conhecido. O ensaio aprofunda a relação Eu-Tu e suas articulações que, sendo central na reflexão de Ebner, pode oferecer elementos úteis à estruturação de uma ontologia relacional em um contexto pósmetafísico.

Palavras-chave : Ebner; Antropologia; Pós-Metafísica; Eu-Tu.

        · resumo em Italiano | Inglês     · texto em Italiano     · Italiano ( pdf )