SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3The need of philosophy in the Latin American social problemSchool supervision challenges: the role of the school supervisor in the school participatory planning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

GUILHERME, Alexandre; ANTUNES, Denise Dalpiaz  and  SANTOS, Lucas Rech dos. Ilan Gur-Ze’ev e o professor-improvisador: a importância da Educação Continuada de educadores na escola pública. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.3, pp.436-457. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n3.3.

Neste artigo aponta-se para uma importante contribuição que o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio introduz no campo da educação, quer dizer, a possibilidade de constituição do professor-improvisador, tão defendido por Ilan Gur-Ze’ev. Como resultado desta pesquisa empírica com análise qualitativa de dados mostra-se que, sem o apoio de tais ações, a oportunidade de os indivíduos expandirem suas capacidades críticas é reduzida, comprometendo o potencial para o surgimento e/ou revelação desse professor improvisador, crítico e encorajador da crítica. Ainda: busca-se destacar a importância desse tipo de ação no que concerne à valorização e à melhoria da escola pública.

Keywords : Formação de Professores; Educação Continuada; Ilan Gur-Ze’ev.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )