SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Necesidad de la filosofía ante la problemática social Latino AmericanaDesafios da supervisão escolar: o papel do supervisor escolar no planejamento participativo-escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

GUILHERME, Alexandre; ANTUNES, Denise Dalpiaz  e  SANTOS, Lucas Rech dos. Ilan Gur-Ze’ev e o professor-improvisador: a importância da Educação Continuada de educadores na escola pública. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.3, pp.436-457. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n3.3.

Neste artigo aponta-se para uma importante contribuição que o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio introduz no campo da educação, quer dizer, a possibilidade de constituição do professor-improvisador, tão defendido por Ilan Gur-Ze’ev. Como resultado desta pesquisa empírica com análise qualitativa de dados mostra-se que, sem o apoio de tais ações, a oportunidade de os indivíduos expandirem suas capacidades críticas é reduzida, comprometendo o potencial para o surgimento e/ou revelação desse professor improvisador, crítico e encorajador da crítica. Ainda: busca-se destacar a importância desse tipo de ação no que concerne à valorização e à melhoria da escola pública.

Palavras-chave : Formação de Professores; Educação Continuada; Ilan Gur-Ze’ev.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )