SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Contradições do progresso e ambiguidades da educação: uma discussão a partir da obra Dialética do esclarecimentoA Bíos no discurso do logos: pessoa/participante hígida em projetos de pesquisa em saúde no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

HEUSER, Ester Maria Dreher. Política, democracia e Justiça: o que pode o povo com uma Justiça que se assemelha a Artêmis?. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.3, pp.517-535. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n3.7.

A partir de algumas considerações a respeito do estado da arte da política, da democracia e da Justiça brasileira, o artigo recorre à literatura kafkiana na descrição que ela faz do funcionamento da máquina judiciária e de como a lei opera atingindo todos, para, então, desmontar os procedimentos jurídicos e, com humor, exibir o ímpeto e a vaidade dos magistrados. Tais aspectos provocam uma metamorfose da própria Justiça, que acaba por se transformar em “Deusa da Caça”, e daí advém a questão que intitula e orienta o artigo. Faz-se necessário, então, trazer a tematização da Justiça relacionada à política e à democracia, campos próprios de desentendimento, porque implicam disputa de mundos. Para tanto, a diferença entre política e polícia, estabelecida por Rancière, é desenvolvida, ao lado daquilo que ele define como democracia e do princípio de igualdade, uma manifestação do desacordo que perturba o mundo sensível, organizado e recortado em lugares e funções.

Palavras-chave : Kafka; Desacordo; Democracia; Polícia; Política.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )