SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Política, democracia e Justiça: o que pode o povo com uma Justiça que se assemelha a Artêmis?Sobre a escuta como acolhimento do outro: fragmentos de uma poética da escuta como caminho de formação humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

SILVEIRA, Carlos Roberto da  e  AGOSTINI, Nilo. A Bíos no discurso do logos: pessoa/participante hígida em projetos de pesquisa em saúde no Brasil. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.3, pp.536-560. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n3.8.

Pretende-se, com este estudo, promover uma reflexão filosófico-crítica a respeito da liberação de pesquisa em saúde no Brasil com pessoas hígidas, de acordo com a proposta de alteração da Resolução 196/1996, que foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), através da Resolução 466, de dezembro 2012. Tal resolução admite a possibilidade de ganhos financeiros, ou seja, pagamento aos voluntários sadios para participarem de “pesquisas clínicas de Fase I ou de bioequivalência”, conforme se lê no item II.10 da CNS-466/2012. Faremos uso de Teorias Críticas Latino-Americanas no sentido de discutir um viés, em específico, a do discurso científico, a do logos, sobre a relação da vida humana, da bíos, do convite à voluntariedade e da contribuição do voluntariado nos avanços tecnológicos na área da saúde. Igualmente, analisam-se outras questões referentes à pessoa humana, sendo: relação do participante, recrutado, não paciente; princípio da dignidade humana e sua compatibilidade com pesquisas que envolvam seres humanos; olhar decolonial sobre os possíveis discursos dos centros, cuja parte do objeto de estudo é o recrutado, o participante sadio, que não é do centro, mas é o outro, na maioria das vezes, o necessitado economicamente.

Palavras-chave : Educação; Ética; Pesquisa; Decolonialidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )