SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3El Bíos en el discurso del logos: persona /participante sana em proyectos de investigación en salud en BrasilCurrículo, subjetivação e política da 10 diferença: um diálogo com Homi Bhabha índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

PASCUCCI, Maria Verónica. Sobre a escuta como acolhimento do outro: fragmentos de uma poética da escuta como caminho de formação humana. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.3, pp.561-575. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n3.9.

Em meio ao tempo e ao ritmo estabelecidos pela dinâmica social da atualidade, caracterizada por uma paisagem sonora que conduz ao desapego e ao distanciamento afetivo nas relações, exaurindo os próprios sentidos da vida humana, este trabalho pretende retomar o sentido ético da escuta como condição primordial de acesso à verdade, uma escuta que, para além do simples ouvir, permita espreitar os sons que constituem a singularidade dos sujeitos e do mundo e dão a tônica da sua existência. Estabelece relações entre o Logos segundo Heráclito, música encantatória no seu sentido original que, por ser linguagem, comunica e diz algo, e a mousiké grega cujo poder de en-cantamento traz aos sujeitos a verdade como voz que orienta a vida. Destaca as artes da existência apontadas por Foucault na epiméleia heautou associada a melos e melodia, aquilo que canta e encanta desde algum lugar do sujeito e o apela a se interessar por determinada pessoa, objeto ou acontecimento. Dessa forma, a verdade do sujeito é sonora, manifestase como linguagem, como canto que se dá, se doa, na condição de escuta dos sujeitos dispostos, na sua abertura, a ouvi-la. À luz do pensamento de Sloterdijk (apud ROCCA, 2006, 2007, 2008), identifica as esferas sonoras como o domínio onde as palavras primigênias, fundadoras do ser, ressoam revelando sua origem e essência. Coloca a música como uma arte de viver que atua como elemento reorganizador do conhecimento que construímos sobre o mundo e sobre nós mesmos. Focaliza as ressonâncias formativas do gesto de escutar e silenciar como parte de uma disposição [Stimmung] vital para lidar com conflitos e tensões de nossa época.

Palabras clave : Logos; Música; Escuta; Acolhimento do Outro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )