SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Sobre a escuta como acolhimento do outro: fragmentos de uma poética da escuta como caminho de formação humanaA dupla hélice do DNA: história revisitada à luz da epistemologia kuhniana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

RIBEIRO, William de Goes. Currículo, subjetivação e política da 10 diferença: um diálogo com Homi Bhabha. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.3, pp.576-597. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n3.10.

As chamadas políticas de identidade (de identidade de diferenças) são hoje enfatizadas em debates educacionais em esfera global-local, reiterando, na luta discursiva, significantes como: currículo, cultura, alteridade e diferença. A aposta em termos como diálogo e tolerância não tem sido casual. No Brasil, as demandas da diferença vêm sendo objeto de múltiplas articulações políticas, sobretudo, desde os anos pós-ditadura militar em meio a estratégias e tensões que ressignificam, segundo o contexto, acordos e dissensos. Em jogos de poder, questões circunscritas pela ênfase em raça/etnia, gênero e sexualidade, principalmente, tem ocupado espaços de discussões. O objetivo deste trabalho, nesse contexto, indubitavelmente conflituoso, é argumentar em defesa da compreensão dos processos híbridos de subjetivação, ampliando os espaços à diferença e à ambivalência, em vez de enfoque na luta entre opostos com base em sujeitos pré-dados. Assim, me distanciando da dialética hegeliana, procuro tecer, no presente texto, um diálogo com o pesquisador indo-britânico Homi Bhabha, bem como algumas das suas bases epistemológicas e filosóficas, cujo escopo teórico-político tem sido reler e ressignificar os debates da diversidade e do multiculturalismo sob a ótica pós-colonial dos fluxos e do hibridismo. Nesse sentido, o currículo está longe de ser pensado por limites eficientistas e instrumentais, tal como documento, como grade curricular, como base estrutural. Em uma abordagem não realista, o currículo é pensado como uma política cultural, constitutivo pela contingência, entendido como a própria luta pela enunciação do que vem a ser currículo, a qual se dá, inexoravelmente, no terceiro espaço ou nos interstícios, conforme propõe Bhabha.

Palavras-chave : Currículo; Subjetivação; Política; Diferença; Política Cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )