SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Currículo, subjetivação e política da 10 diferença: um diálogo com Homi Bhabha índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva; OLIVEIRA NETO, José Firmino de; OLIVEIRA, Aline Prado de  y  MORAES, Christianne de Lima Borges. A dupla hélice do DNA: história revisitada à luz da epistemologia kuhniana. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.3, pp.598-616. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n3.11.

O estudo acerca dos fatos e episódios científicos é importante no sentido de que possibilita a compreensão do desenvolvimento das ciências em contextos tanto do ensino, em diversos níveis, quanto da pesquisa. No entanto, a leitura dessa construção histórica precisa considerar visões de ciência que superem as perspectivas lineares e neutras sobre a construção do processo de produção científica. Sob tal perspectiva, propõe-se, neste artigo, uma releitura do movimento de elaboração do modelo da dupla hélice do DNA a partir do aporte epistemológico de Thomas Kuhn. Entendemos ser esse um contexto importante que permeia a formação científica tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, no campo das ciências biológicas, e que os conceitos desenvolvidos a partir da elaboração do modelo da dupla hélice são basilares à compreensão de conhecimentos relacionados à genética, à citologia, à evolução, dentre outros. No processo de revisitar esse recorte histórico, identificamos os embates teóricos entre pesquisadores de diversos campos, a competição e o consenso como elementos que mobilizam a busca de respostas na concretização de novo paradigma. Dessa forma, a dinamicidade da ciência se mostra presente rejeitando a ideia do dado pronto e valorizando o processo no qual o conhecimento se constrói. Propomos que esse seja um exercício de reflexão considerando-se que revisitar a história da ciência a partir de diferentes perspectivas epistemológicas pode propiciar aos sujeitos novos olhares em um devir que descortine conceitos construídos de maneira dinâmica por homens e mulheres que, entre ires e vires, dão significado aos fenômenos que nos rodeiam.

Palabras clave : DNA; Thomas Kuhn; Ciência Normal; Revolução Científica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )